sexta-feira, 13 de março de 2009

Novos Programas de Língua Portuguesa


NOVOS PROGRAMAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

O conjunto de programas de Português para o Ensino Básico apresentados neste documento incorpora as novas práticas pedagógicas e os avanços metodológicos na didáctica da língua.
Formula abordagens adequadas à realidade e às circunstâncias actuais do ensino e da aprendizagem do Português, numa perspectiva dinâmica e permeável a realidades sociais e culturais em mudança.
O trabalho em análise tem em linha de conta o Programa Nacional de Ensino do Português; o Plano Nacional de Leitura; um conjunto de recomendações surgidas no debate da Conferência Internacional e o Dicionário Terminológico que fixa os termos a utilizar na descrição e análise de diferentes aspectos do conhecimento explícito da língua. São ponderadas expectativas e circunstâncias: as ferramentas e as linguagens facultadas pelas chamadas tecnologias da informação e da comunicação, estreitamente associadas a procedimentos de escrita e de leitura de textos electrónicos e à disseminação da Internet e das comunicações em rede; a presença de textos literários no ensino da língua, sistematizada em processos de conhecimento explícito do seu funcionamento e da sua gramaticalidade.
Responde também à necessidade de formar cidadãos na sua vertente humana.
Os rumos pedagógicos delineados, construídos numa matriz comum aos três ciclos, em progressão e exigindo uma gestão curricular cuidadosa no momento de passagem, deixam uma liberdade ao professor para interagir com a realidade das turmas e dos alunos. Os manuais são tidos em consideração como preciosos instrumentos de trabalho, cabendo ao professor colocar em primeiro plano os programas. O professor é visto como o gestor do ensino da língua portuguesa num equilíbrio entre o essencial na gestão do programa e a liberdade para o ajustar à realidade do cenário onde se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem, em patamares, num continuum, onde o saber se complexifica, num quadro global, em que os três ciclos se articulam.
A importância de que se reveste a biblioteca escolar, como pólo dinamizador das actividades escolares, o uso das TIC, o acesso à Internet, a divulgação dos escritos dos alunos, os espaços de leitura e escrita, as oficinas de escrita e os laboratórios de língua, são pontos fortes das novas práticas pedagógicas que são contempladas nos novos programas, sendo prática habitual no nosso Agrupamento, Agrupamento de Escolas E.B.2,3 de Vila Caiz. No terceiro ciclo, as trocas de experiência a nível da leitura, em sessões no espaço aula entre os alunos, é também um dos pontos fortes dos novos programas e refiro que já é prática habitual no terceiro ciclo, no nosso Agrupamento, como forma de motivar os alunos para a leitura e estratégia de aprendizagem para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
O Departamento pensa que o programa agora apresentado vai de encontro às novas exigências do ensino da Língua Portuguesa e será motivo de reflexão numa acção de formação sobre o programa de língua portuguesa do 1º, 2º e 3º ciclos que reunirá os docentes de língua portuguesa deste Agrupamento, a realizar ainda no presente ano lectivo.

Vila Caiz, 26 de Fevereiro de 2009

O Departamento de Línguas,
Manuela Matos





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