sábado, 14 de março de 2009

Leitura

É imperioso que o interesse pela leitura não seja afectado pela metodologia do docente. Se na escola, ou fora dela, não existirem estímulos suficientes para a leitura, a criança nunca mais lê, ou lê pouquíssimo. É, pois, necessário criar na criança o prazer, o fascínio pela leitura, levando-a a viver com mais intensidade as suas experiências. Ler deverá ter o fascínio de uma leitura apaixonada: não é um dever escolar.
É essencial que as actividades da leitura apareçam como vitais. É essencial que se criem e explorem situações pedagógicas que tornem palpável a necessidade de recorrer à leitura.
O docente deve incutir toda a confiança aos alunos através de um apoio adequado e uma cuidada atenção, de modo que eles comecem a sentir os seus progressos e o domínio da Língua.
O docente deverá estimular na criança uma capacidade leitora, crítica e imaginativa, que seja original, pessoal, não subordinada a outros. Deve também proporcionar leituras de qualidade, variadas.
A leitura ocupa um lugar muito importante no processo educativo, ou seja, no desenvolvimento e no aproveitamento escolar do aluno.
No mundo dos nossos dias, um mundo de tecnologias e de stress, de audio-visuais e de incertezas, somos levados a pensar que a era da escrita terminou. Trata-se de negar o prazer tão especial que se pode experimentar em ler/escrever: conhecer os outros, captar outras experiências, ler nas entrelinhas de um texto lírico e saborear o ritmo das palavras.
À escola cabe a tarefa de proporcionar tempos e espaços de leitura diversificados e atraentes e oferecer actividades regulares de leitura e de contacto com o livro.
É preciso que o professor leve para as suas aulas todos os tipos de textos escritos e utilize práticas diferenciadas para os vários tipos de leitura.
A escola, a quem cabe um papel importante neste processo, tem de ser alertada para o âmbito interdisciplinar que a leitura abrange e tomar iniciativas que visem o desenvolvimento e o gosto pela leitura.


Manuela Matos



Sem comentários: